Ajuda em dinheiro e cobertores | Odebrecht fez doações a prisões de Curitiba enquanto Marcelo ficou detido

A Odebrecht fez uma série de doações para presídios de Curitiba nos quase três anos em que Marcelo Odebrecht ficou preso. A primeira destinou 700 cobertores para todos os detentos do Complexo Médico de Pinhais, onde ele ficou por um tempo com o ex-ministro José Dirceu.

VIA INDIRETA
As doações eram feitas para o Conselho da Comunidade de Curitiba, organização que trabalha com 11 presídios da região metropolitana da capital paranaense.

NO GELO
A empreiteira fez também doações em dinheiro –sempre, no máximo, R$ 5 mil de cada vez. Depois delas, o conselho chegou a comprar nove geladeiras para o complexo de Pinhais, onde estavam presos da Lava Jato. Algumas foram para a ala das mulheres e para o hospital –uma delas foi instalada na sala dos agentes penitenciários do presídio.

EM CASA
A última doação feita pela empreiteira foi em setembro. Marcelo Odebrecht, que está hoje na carceragem da PF em Curitiba, deixará o local no próximo dia 19, para cumprir prisão domiciliar.

MAÇÃ
Alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual de Caruaru, em Pernambuco, fizeram nesta terça (5) uma prova de interpretação de texto com uma carta de José Dirceu. Nela, o petista conta detalhes sobre como é a vida na prisão. “Debatemos em sala o sistema carcerário do Brasil e o texto casou justamente com isso”, diz a professora Conceição Consuelo Brito.

CORREIO ELEGANTE
São 11 perguntas sobre linguística e semântica. Na última questão, ela pede para os alunos escreverem uma carta de seis linhas para dialogar com o autor do texto.

*

“Queria muito que ele lesse. Vou tentar enviar, sem o nome dos alunos”, afirma a professora.

BEM NA FITA
O Prêmio Caboré foi entregue em um evento na segunda (4), no Citibank Hall. O empresário Marcos Quintela e os publicitários Eduardo Fischer e Erh Ray passaram por lá.

DISCRETO
O vice-governador Márcio França (PSB-SP) e o prefeito João Doria (PSDB-SP) tiveram encontro fora da agenda nesta terça (5), no gabinete do prefeito, em SP. Em pauta, a sucessão de Geraldo Alckmin. Os dois são pré-candidatos ao cargo.

CORAÇÃO ABERTO
Celso Russomanno é o candidato que tem o melhor desempenho para o governo do Estado entre os eleitores que dizem simpatizar com o PT, segundo o Datafolha: 27% dizem votar nele quando o candidato do partido é Fernando Haddad. O ex-prefeito tem a preferência de 18% dos petistas.

NOTÍCIA
A informação da pesquisa animou os defensores da candidatura de Haddad. Eles acham que, se concorresse, o ex-prefeito subiria logo no início da campanha. Assim que os simpatizantes do PT soubessem que está no páreo, os votos migrariam de Russomanno para ele.

EMPATE
Luiz Marinho tem 8% dos votos dos petistas. Fica em empate técnico com Paulo Skaf (PMDB-SP), que tem 11% entre os simpatizantes do partido, e com o prefeito João Doria (PSDB-SP), que cravou 9%.

FORA DA PORTA
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou nesta terça (5) duas ações movidas contra bancos por clientes que foram vítimas de assaltos logo após efetuarem saques em caixas eletrônicos, solicitando indenização por danos morais e materiais. Nos dois casos, a corte dispensou, por unanimidade, o pagamento da reparação pelos bancos.

VAQUINHA
A Baró Galeria realizará nesta quarta (6) um leilão beneficente para financiar o Jamac (Jardim Miriam Arte Clube), projeto de formação artística fundado por Mônica Nador na periferia de São Paulo. Serão leiloadas obras de artistas como Regina Silveira, Leda Catunda, Lourival Cuquinha e Amilcar Packer.

SOM AO REDOR
A Secretaria Municipal de Cultura quer afinar 23 pianos usados em escolas e centros culturais municipais.

*

A seleção da empresa para prestar o serviço será feita por pregão eletrônico.

DE GRÃO EM GRÃO
O fotógrafo Sergio Coimbra lançou o livro “A Descoberta de Orfeu por Sergio Coimbra”, que aborda o universo do café, na segunda (4). O chef Thomas Troisgros e o empresário Bernardino Tranchesi Neto estiveram no evento.

CURTO-CIRCUITO

O advogado Miguel Pereira Neto abre hoje o evento “Prerrogativas, Garantias e o Estado de Direito”. A partir das 13h50, no Iasp.

Duda e Celina Ferreira recebem hoje Luis Seguessa para a palestra O Código Bíblico. Às 15h, na praça das Guianas, 56.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*