Bairro em Itapeva tem esgoto a céu aberto há anos, reclamam moradores

Moradores de Itapeva reclamam de bairro que não possui rede de esgoto desde 2013

Moradores de Itapeva reclamam de bairro que não possui rede de esgoto desde 2013

Os moradores do bairro Alto do Brancal, em Itapeva (SP), reclamam do mau cheiro causado por um esgoto a céu aberto desde 2013, além da falta de pavimentação nas ruas e serviço de coleta de lixo.

Em nota, a Sabesp informou que as obras para implantação do sistema de esgoto no bairro deve começar em 2018 com conclusão prevista para 2019. Disse ainda que o início das obras demorou porque a desapropriação de alguns locais demorou mais do que o esperado. (Confira a resposta abaixo).

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto Itapeva (Foto: Reprodução/TV TEM)Moradores reclamam de esgoto a céu aberto Itapeva (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto Itapeva (Foto: Reprodução/TV TEM)

A comerciante Ivete Ferreira da Conceição mora há 50 anos no bairro e contou para a TV TEM que o esgoto do banheiro é despejado em uma fossa. Porém, a manutenção é cara. “A manutenção custa em média R$ 400. Então, quando temos condições de pegar limpamos. Temos que dar um jeito”, afirma.

Moradores despejam esgoto na rua por falta de sistema de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)Moradores despejam esgoto na rua por falta de sistema de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores despejam esgoto na rua por falta de sistema de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com as donas de casa Marta Maria de Oliveira e Rosaira Rosa dos Santos, além do esgoto a céu aberto, há mais de um mês convivem com vazamento de água, falta de pavimentação e falha na coleta de lixo.

“Eles [empresa de coleta de lixo] deixam uma bagunça, deixam lixo espalhados pelo chão e não recolhem, isso quando passa o caminhão de lixo”, conta Marta.

Segundo moradores, problema no bairro Alto do Brancal está desde 2013 (Foto: Reprodução/TV TEM)Segundo moradores, problema no bairro Alto do Brancal está desde 2013 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo moradores, problema no bairro Alto do Brancal está desde 2013 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Ainda em nota, a Companhia de Saneamento disse que já realizou os reparos na rede de distribuição de água e não tem mais vazamento de água nas ruas José Miguel de Souza e Antonio Rodrigues de Paula.

Já a prefeitura afirmou que o serviço de coleta de lixo passa pelo bairro todas as quintas-feiras. Disse ainda que há projetos para a pavimentação e instalação de lajotas nas ruas do bairro. Alegou também que os serviços serão realizados nas próximas semanas.

Veja mais notícias do G1 Itapetininga e Região

Deixe uma resposta