Colômbia: guerrilheiros anunciam cessar-fogo às vésperas de eleições

ELN anunciou cessar-fogo por eleições

ELN anunciou cessar-fogo por eleições Federico Rios/Reuters – 31.08.2017

O ELN (Exército de Libertação Nacional) — organização guerrilheira ligada ao narcotráfico na Colômbia — anunciou nesta segunda-feira (11) um cessar-fogo de cinco dias por ocasião do segundo turno das eleições presidenciais que devem acontecer no próximo domingo (17) no país. As informações são da agência de notícias Télam.

Em comunicado, o grupo afirma que a suspensão das atividades entre as 0h do dia 15 de junho às 0h do dia 19 de junho se dá “para facilitar a participação dos colombianos e das colombianas no segundo turno das eleições”.

https://platform.twitter.com/widgets.js

A guerrilha se encontra atualmente em negociações de paz com o governo colombiano em Cuba. No comunicado, o ELN diz esperar que as conversas avancem e insiste que “o governo só carece de vontade política para que se concretizem os dois acordos de participação e cessar-fogo bilateral, temporário e nacional”.

Fundado por padres católicos radicais de esquerda em 1964, o ELN conta com 2 mil membros e buscou um acordo de paz com o governo antes, mas houve pouco progresso. O ELN é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: