Defesa Civil fará vistoria no Satélite Íris após enxurrada invadir casas e causar destruição; ninguém se feriu

Chuva causa estragos no Jardim Satélite Íris, em Campinas

Chuva causa estragos no Jardim Satélite Íris, em Campinas

A Defesa Civil de Campinas (SP) fará na manhã desta quinta-feira (7) nova vistoria em casas e ruas do Jardim Satélite Íris I, que foi atingido por um temporal na noite de quarta-feira (6). De acordo com o órgão, foram 34 milímetros em 4 horas de precipitações.

A chuva forte e a enxurrada invadiram casas e uma precisou ser interditada. Os moradores foram encaminhados para residência de parentes.

Imagens feitas pelos moradores com celulares mostram que as ruas do bairro pareciam rios no momento da chuva.

O pastor Rosalvo Batista mora no local e viu a enxurrada derrubar uma parede de um dos quartos e da cozinha onde mora com a família.

Casa atingida por enxurrada em Campinas (Foto: Alexandre de Jesus/EPTV)Casa atingida por enxurrada em Campinas (Foto: Alexandre de Jesus/EPTV)

Casa atingida por enxurrada em Campinas (Foto: Alexandre de Jesus/EPTV)

“Foi um desespero. A água começou a entrar, muita água mesmo. A gente tentou fazer alguma coisa, mas não teve jeito”, explica ele.

A vigilante Maria Celinalda Barbosa também perdeu pertences com a força da água. “Foi muito forte, não deu tempo para nada. Quando eu percebi minha casa estava inundada”, lembra.

A dona de casa Maristane Martins Santos Batista teve de tomar uma medida para escoar a água que invadiu a casa dela. Como a inundação tomou conta de todos os cômodos, ela precisou abrir um buraco na parede na altura do rodapé para tirar a água de casa.

“Eu assustei muito. Minha neta começou a chorar”, disse ela.

Com um celular o filho dela gravou imagens da enxurrada entrando na casa. Veja no vídeo acima.

A força da água derrubou o portão da casa da dona de casa e atingiu o imóvel da garçonete Mirelle Santana dos Santos, que é vizinha.

O banheiro e um dos quartos resistiram à força da água. Os demais cômodos desabaram e viraram entulho em minutos. Ela conta que precisou fugir com os filhos pela janela.

“Pra mim meu sacrifício, dez anos, minha vida, pelos meus filhos, minha casa”, lamenta a garçonete, que vive no local com os dois filhos.

Os moradores alegam que após as ruas serem asfaltadas os alagamentos tiveram início nos dias de chuvas fortes.

A Prefeitura informou que investe ao menos R$ 20 milhões em obras de infraestrutura no Satélite Íris para evitar também as inundações.

O Executivo municipal nega que obras de asfalto tenham causado inundação. O motivo seria, segundo a Prefeitura, a chuva forte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*