Especialista em macrofotografia registra detalhes de insetos

Os insetos representam três quartos de todos os animais da Terra. Mesmo pequenas, as espécies são importantes para a manutenção do solo, distribuição de sementes, controle de pragas e polinização das plantas. Interessado em mostrar esses animais em detalhes, Jefferson Allan se especializou em macrofotografia e já participou de diversos concursos fotográficos.

O fotógrafo autônomo fotografa semanalmente e usa técnicas avançadas, como o empilhamento de foco, prática que consiste em tirar várias fotos do mesmo assunto com a finalidade de manter o animal completamente focado. “Uma macro feita com esse tipo de técnica demora de três a seis horas para ficar pronta, desde a captura até a edição”, diz.

Cliques de um besouro com os filhotes e de um marimbondo em detalhes são lembrados por Jefferson, que se aprofunda cada vez mais na macrofotografia. “Registro todas as espécies, porém, quanto menor o bicho mais desafiador e prazeroso”.

Estudar a luz, aprofundar-se nas técnicas e adquirir equipamentos específicos são algumas das dicas do fotógrafo para quem se interessa pela prática. “Também tem que ter muita dedicação, disponibilidade de tempo e, claro, amar o que se faz”, completa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: