Anúncios

Falta de rede de esgoto em rua de Capão Bonito gera transtornos para moradores

Moradores reclamam da falta de rede de esgoto na área central de Capão Bonito

Moradores reclamam da falta de rede de esgoto na área central de Capão Bonito

Os moradores da área central de Capão Bonito (SP) reclamam que a rua das Amoreiras é a única do bairro que não tem rede coletora de esgoto. Segundo eles, o problema está há mais de 13 anos, o que gera transtornos.

Em nota, a Sabesp disse que o projeto para implantação das redes coletoras e estação elevatória de esgotos no local já está em execução. Disse ainda que mantem a administração municipal informada sobre os trâmites desta obra. (Confira a resposta completa abaixo).

Câmara Municipal está localizada em rua sem rede de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)Câmara Municipal está localizada em rua sem rede de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Câmara Municipal está localizada em rua sem rede de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Enquanto a rede coletora não é instalada, os moradores têm que adotar soluções individuais, como por exemplo, a construção de fossas. Contudo, a manutenção é cara.

“Sempre quando eu vou para a Sabesp eu escuto que houve alteração no projeto, houve um aumento e que no momento eles não dispõem essa quantia para desenvolver o projeto. Nós precisamos da rede de esgoto, pois a fossa enche rápido, principalmente porque aqui o terreno é baixo e mina muita água. Então, nós limpamos, mas em poucos meses temos que limpar novamente”, conta o despachante Denilson de Vasconcelos.

Segundo o projetista Ney Antonio Lisboa, em 2014 eles foram informados que um projeto para construção da rede de esgoto havia sido aprovado, porém após três anos a situação continua a mesma.

“O poder público está aí para nos ajudar, porém vemos que o empenho está lento. Estamos ansiosos para que aconteçam melhorias. Quando a Câmara Municipal se mudou para o bairro pensamos que finalmente isso iria melhorar, mas está difícil”, afirma.

Rua das Amoreiras é a única da área central que não tem rede de coleta de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)Rua das Amoreiras é a única da área central que não tem rede de coleta de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Rua das Amoreiras é a única da área central que não tem rede de coleta de esgoto (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com o secretário de Governo Marcelo Varelo, esse assunto vem sendo discutido no Executivo desde 2013 e que a prefeitura já doou uma área para a Sabesp para construção da estação elevatória.

“É um processo lento porque envolve governo municipal e estadual, mas já conseguimos a licença de uma área que foi doada para Sabesp e agora estamos junto com moradores reivindicando o início das obras”, conta.

Ainda segundo o secretário, parte do material para começar as obras já foi comprado.

“Conseguimos uma verba de R$ 140 mil na qual foi usada para comprar os materiais. Vamos novamente marcar uma entrevista com os responsáveis pela Sabesp para cobrá-los sobre as obras. A parte do Legislativo já foi feita, agora estamos cobrando a parte da Sabesp”, conclui.

Veja mais notícias do G1 Itapetininga e Região

Anúncios

Deixe uma resposta