Festival “Aves de Paraty” começa amanhã e une natureza à educação


Evento gratuito conta com atividades variadas e saídas a campo para observar aves. Um dos objetivos é despertar nas crianças o cuidado com o meio ambiente. Festival de Aves de Paraty é repleto de atividades voltadas a conservação da natureza
Divulgação Cairuçu
A famosa cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe a partir de amanhã a 6ª edição do Festival Aves de Paraty (FAP). O objetivo do encontro, realizado em parceria com SESC Paraty, é trazer muitas atividades educativas, que vão desde exposições fotográficas, cursos, oficinas até saídas a campo para observação de aves em áreas de Mata Atlântica preservada e manguezal.
A maior parte da programação do evento é voltada à educação ambiental e à conservação do meio ambiente. “Nós temos três grandes públicos do evento. O principal são as crianças, depois vem os observadores de aves e em terceiro lugar os gestores de turismo”, afirma Daniel Cywinski, diretor da Associação Cairuçu, entidade responsável pelo evento. Evento tem atividades de quinta-feira (13/09) a domingo (16/09)
Divulgação Cairuçu
A observação de aves é uma ótima forma de conquistar as pessoas e atrair cada vez mais olhares cuidadosos em relação ao meio ambiente. Pensando em formar uma geração consciente a Associação Cairuçu já comemora alguns resultados positivos. “Quando pensávamos no propósito do evento nós já sabíamos que demoraria pelo menos uma década para sentirmos o impacto positivo na cidade. Mesmo no meio do processo, hoje já conseguimos notar a população mais consciente e até aguardando a chegada do festival”, acrescenta Daniel.
Se você é apaixonado por registro de aves, o Festival traz exposições com belas fotografias de espécies da Mata Atlântica. Uma das exposições destaque deste ano é a Exposição Aves da Mata Atlântica do fotógrafo João Quental.
Oficinas, palestras e roda de conversa fazem parte da programação
Divulgação Cairuçu
A cidade colonial de Paraty é rica em diversidade de aves. Até hoje já foram catalogadas no município 477 espécies de aves, o que corresponde a mais da metade de todas as aves da Mata Atlântica. Por isso, nada melhor do que usar todo esse cenário para despertar nas pessoas a importância da natureza e a necessidade de conservar o meio ambiente e todas as formas de vida que dele dependem.
As atividades práticas são gratuitas e tem o acompanhamento de monitores ou guias. O evento tem inicio amanhã (13/09) e vai até domingo (16/09), no Largo de Santa Rita – Centro Histórico, Paraty (RJ). Veja a programação completa do Festival. Crianças participam de atividades educativas
Divulgação Cairuçu

%d blogueiros gostam disto: