Flagrante de onça-parda em rua de Piracicaba (SP) “viraliza”


Rondieli Souza filmou o felino na Rua do Porto, uma das mais famosas da cidade. Vídeo de onça-parda em Piracicaba (SP) “viraliza”
Qual a emoção de encontrar uma onça no meio da cidade? Muita gente pode se assustar, mas Rondieli Souza ficou eufórico com o encontro e garantiu imagens emocionantes. Na madrugada desta segunda-feira (7) ao retornar para casa, o metalúrgico filmou por cerca de um minuto uma onça-parda (Puma concolor) correndo pela calçada de uma das ruas mais tradicionais de Piracicaba (SP), a Rua do Porto.
“Na hora que vi o animal identifiquei a espécie e comecei a filmar. Ela correu pela calçada até conseguir pular uma grade em direção ao rio”, conta. De carro, o metalúrgico seguiu o animal por um minuto
Rondieli Souza/VC no TG
Durante o flagrante, Rondieli transpareceu na narração a emoção daquele momento: repetiu diversas vezes a frase “uma onça-parda, na Rua do Porto”, que viralizou. “Só depois que eu cheguei em casa percebi que falei a mesma coisa por 12 vezes”, comenta o metalúrgico, que virou celebridade por um dia. “O vídeo já está sendo compartilhado no Facebook. Estou recebendo muitas mensagens e dando várias entrevistas”
A “fama”, porém, foi consequência de um objetivo ainda maior. “Com toda certeza esse registro é muito importante para a cidade, pois as autoridades precisam ter ciência que temos animais como esse por aqui”, diz o metalúrgico que, logo depois do registro, se informou no Corpo de Bombeiros. “Imediatamente entrei em contato com o bombeiro para entender porque a onça estava lá. Eles explicaram que ela pode ter se dispersado por conta das fortes chuvas ou ter sido atraída pelas capivaras que habitam a região”, conta. Cumprido o papel de informar e garantir a segurança das pessoas e do animal, Rondieli comemora o feito. “Fiquei feliz demais, porque é um animal incomum. Só vemos na internet ou no zoológico. Quer dizer, nem sei se tem no zoológico”, brinca. PREDADORA MAIS EFICIENTE
O contraste da coloração do animal chama atenção dos observadores
Lucas Leite / Você no TG
Atrás apenas da onça-pintada, o segundo maior felino da Mata Atlântica surpreende pelo contraste entre a coloração marrom e os olhos claros. A onça-parda (Puma concolor) pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg. A alimentação dela é variada podendo predar diversos mamíferos menores e até alguns répteis. Por conta dessa diversidade, é considerada, entre os felinos, a predadora que consegue o alimento com maior eficiência ao atacar a presa.
Onça-parda se distribui por toda a América
Reprodução/EPTV
Apesar de animais terrestres, é com muita agilidade que a onça-parda escala árvores para descansar e se proteger. Conhecido como um dos melhores felinos saltadores, a espécie consegue pular de alturas de 15 metros do chão e até seis metros de extensão. “Apelidado” também de suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, o animal tem se aproximado cada vez mais dos centros urbanos por conta da expansão das cidades. De hábito solitário, a moradora nativa de matas e cerrados já é considerada em “Vulnerável” pela perda de seu habitat.

%d blogueiros gostam disto: