Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (20/05), entre o ministro interino da Saúde, General Eduardo Pazuello, e representantes da Frente Nacional de Prefeitos, presidida pelo prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, houve consenso no sentido da manutenção do militar à frente da pasta.
Conforme divulgado pelo site UOL, o prefeito de Campinas/SP disse que os prefeitos devem apoiá-lo, a bem da estabilidade no setor.
Foram solicitados recursos para os municípios atuarem no combate à pandemia, e apresentada a reclamação de que muitos prefeitos não recebem recursos em tempo hábil por conta de divergências políticas com os governos estaduais, responsáveis pelo repasse.
Nesse sentido, o ministro interino disse entender necessária a existência de um canal direto entre as capitais e grandes cidades com o governo federal.
Além disso, o ministro interino se comprometeu a expedir orientações unificadas aos municípios, para uniformizar as ações contra o Covid-19.
Participaram da reunião os prefeitos de Teresina, Aracajú, Vitória, Macapá, Cuiabá, Boa Vista e Piracicaba.
Essa iniciativa foi muito positiva e, da forma como foi conduzida a reunião, poderão surgir bons frutos para os municípios, responsáveis diretos pelo atendimento à população.