
O governo do Estado de São Paulo realiza ação pioneira, com a entrega de viaturas blindadas para as Polícias Militar e Civil de São Paulo.
O número inicial contempla a entrega imediata de 20 viaturas para Polícia Militar, e na próxima semana mais 50, totalizando 70 nesta primeira fase. A Polícia Civil de São Paulo será contemplada com 105 viaturas blindadas.
A Polícia Militar utilizará os veículos no Batalhão de Choque e nos Baeps.
Em que pese o investimento seja inovador e deva ser aplaudido, por zelar pela segurança dos policiais paulistas, o número de viaturas blindadas adquiridas deve ser maior para a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, o que é feito de forma caracterizada.
Já a Polícia Civil, cuja essência prima pela descaracterização nos trabalhos investigativos, deveria ter suas viaturas descaracterizadas e monitoradas por central. Isso auxiliaria em muito o trabalho de uma das melhores polícias judiciárias do país.
Outro ponto a ser destacado é a ampla divulgação do tipo de blindagem utilizada nos veículos: esse tipo de informação não deveria ser divulgada, a bem da própria segurança dos policiais, haja vista o poderio econômico e de fogo do crime organizado.
Sempre é bom lembrar que nossas fronteiras ainda apresentam fragilidade no seu policiamento, o que possibilita o ingresso, no território nacional, de drogas e armas pesadas, com calibre superior ao suportado pela blindagem das viaturas paulistas. Investimento estratégico se faz com inteligência.
Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta!