
Um grupo de Subprocuradores da República, ao rebater a nota publicada pela Procuradoria Geral da República acerca da atuação do governo federal no combate à pandemia, listou seis fatos que ensejariam ação investigativa para apurar eventual prática de crimes de responsabilidade pelo Ministro da Saúde Pazuello e o presidente Bolsonaro.
Na citada nota o Procurador Geral da República, Augusto Aras, se exime de responsabilidade para apurar os fatos, atribuindo ao Legislativo Federal a missão de fazê-lo, o que foi severamente rebatido pelos Subprocuradores da República em sua comunicação, na qual citaram, textualmente, o artigo 102 da Constituição Federal, no qual constam as atribuições do Supremo Tribunal Federal, dentre as quais figura julgar autoridades por crime de responsabilidade.
Como já dito, espera-se que a lei seja cumprida, doa a quem doer.
Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta.
PECADOS CAPITAIS DO GOVERNO
1) “Divulgação de informações em descompasso com as orientações das instituições de pesquisa científica”;
2) “Defesa de tratamentos preventivos sem comprovação científica”;
3) “Crítica aos esforços de desenvolvimento de vacinas, com divulgação de informações duvidosas sobre a sua eficácia, de modo a comprometer a adesão ao programa de imunização da população”;
4) “Demora ou omissão na aquisição de vacinas e de insumos para sua fabricação, circunstância que coloca o Brasil em situação de inequívoco atraso na vacinação de sua população”;
5) “Manifestações críticas direcionadas ao TSE e ao sistema eleitoral brasileiro, difundindo suspeitas desprovidas de qualquer base empírica, e que só contribuem para agravar o quadro de instabilidade institucional”;
6) A “recente declaração do senhor presidente da República, em clara afronta à Constituição Federal, atribuindo às Forças Armadas o incabível papel de decidir sobre a prevalência ou não do regime democrático em nosso país.”
Bem! Tudo o que vem do governo federal está sendo extremamente investigado. Sabem até o cheiro do pum do presidente. Sou um idoso e nunca na história política desse país que amo, presenciei tal atitude. Nesse momento de total crise/politica/social/ econômica e sanitária em que o mundo está envolvido, deveríamos nos unir e defender com unhas e dentes a justiça é enaltecer a fé e a verdade que na maioria das vezes não estão com os investigadores. Não sei se sobrará alguém disso tudo.
É verdade! Depois de tanta roubalheira, parece que aprendemos a importância, na política, de vigiar constantemente os políticos. Ainda falta aperfeiçoar muita coisa mas, estamos no caminho certo. Com erros e acertos , mas deve ser assim.