POLÍTICA BRASIL: COM EX-PRESIDENTE LULA ELEGÍVEL, ESTREMECEM AS ESTRUTURAS DO PODER

O grupo próximo ao presidente Jair Bolsonaro e o próprio tentam minorar os efeitos da decisão proferida pelo Ministro Edson Facchin, do Supremo Tribunal Federal – STF, por meio da qual todos os processos contra o ex-presidente Lula foram anulados.

Só que todos sabem muito bem que, a partir de agora, Bolsonaro tem um candidato à altura para derrotá-lo em 2022, caso Lula se proponha a faze-lo. 

E, a julgar pelo discurso que realizou um dia após a decisão, mesmo que não concorra, ele mostrará ao povo, em profundidade, todas as mazelas do atual governo e como ele, com experiência, poderá ajudar mais o país.

Lula entende que Bolsonaro é responsável direto pelo estado em que o país se encontra, em razão da pandemia, por conta do seu negacionismo, e exige providências quanto à conduta do ex-juiz Sérgio Moro na condução dos processos agora anulados.

Mesmo publicamente jurando que a situação de Lula não interfere nas relações com o governo federal e em eventuais projetos para 2022, vários caciques políticos perderam o sono desde a decisão do STF, que caiu como uma bomba nos mercados, derrubando bolsas e jogando o dólar para as nuvens, além de gerar um turbilhão no xadrez que envolve as próximas eleições.

Com Lula revigorado, o PT, se for inteligente, terá este ano para fazer uma mea culpa e conseguir reabilitar parte de seu eleitorado. Também terá condições de captar votos descontentes do centro se souber articular e sinalizar benefícios para a sociedade, sobretudo nas regiões onde o chamado Centrão tem mais votos.

Para o desespero dos radicais de direita, as coisas não serão tão fáceis como parecia que seriam em 2022. As inabilidades crônicas do presidente Bolsonaro, o seu mortal negacionismo, o descontrole sobre o aumento do custo de vida no país e a legião aumentada de desempregados e de falidos, poderá gerar uma combinação explosiva que trará para bem perto dos bolsonaristas o terror da derrota.

Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta.

Share and Enjoy !

0Shares
0

Author: José Vieira

Jornalista/Articulista, bacharel em Direito(aprovado na OAB), servidor público, professor do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH, pós graduado em Direito da Comunicação Digital, com MBA em Gestão Pública,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *