EUA: COMEÇA JULGAMENTO DE POLICIAL QUE MATOU GEORGE FLOYD

Começa hoje, 29/03, o julgamento do ex-policial Derek Chauvin, responsável por ficar 9 minutos com o joelho no pescoço do afro-americano George Floyd, em Minneapolis, fato que causou sua morte.

Após complexa escolha do corpo de jurados, que envolveu mais de 300 pessoas, tem início um julgamento que, no entender de muitos, tem como réu, ao lado da polícia, o próprio sistema de justiça criminal americano.

As declarações de abertura da acusação e defesa será realizadas hoje, seguidas da fala das testemunhas de acusação e defesa, e interrogatórios, em fase que pode levar até 04 semanas.

A grandiosidade do caso já foi comprovada em um momento anterior, quando fechado o maior acordo pré-processual dos EUA, envolvendo a família de Floyd e a cidade de Minneapolis: 27 milhões de dólares serão pagos pela prefeitura à família.

A terrível morte de Floyd tornou-se emblemática, e chegou a interferir na campanha presidencial americana, alavancando a candidatura Democrata de Joe Biden.

Espera-se que a justiça seja feita, de modo que atos abomináveis como o que gerou a morte de George Floyd não se repitam, garantindo que tanto a polícia quanto a justiça não tratem o cidadão em razão de sua cor mas, sim, pela sua conduta.

Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta.

Share and Enjoy !

Shares

Author: José Vieira

Jornalista/Articulista, bacharel em Direito(aprovado na OAB), servidor público, professor do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH, pós graduado em Direito da Comunicação Digital, com MBA em Gestão Pública,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *