POLÍTICA BRASIL: PARTIDO CIDADANIA GERA PETIÇÃO QUE PODE CULMINAR EM CPI SOBRE PANDEMIA

Não é costume e gera muito risco tecer elogios à conduta de políticos ou partidos, mas o caso exige essa postura, graças à competente atuação dos senadores Alessandro Vieira(Cidadania/SE) e Jorge Kajuru(Cidadania/GO), os quais elaboraram petição ao STF para determinar ao Senado da República que instale Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI com o fim de apurar ações e omissões do governo do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia no país.

O documento contou com o apoio de 31 senadores assinaram o documento, ressaltando-se que o número é superior ao necessário para a aprovação de uma comissão, que é 27, conforme o regimento interno.

Afinal alguém tomou uma atitude técnica, formal e objetiva contra a postura do governo federal, que por sua notória incompetência para tratar da pandemia, tem transformado os lares de milhares de brasileiros em velórios, com tantas mortes.

Se as ações de combate tivessem sido adotadas logo no início, não há quase dúvidas de que os números poderiam ser bem menores e, por conseguinte, os estragos também.

Mais de 345.000 brasileiros perderam suas vidas e deixaram para trás famílias destroçadas, graças à falta de atuação firme, técnica e planejada do governo federal, que optou por defender tratamentos alternativos sem comprovação científica de resultado – inclusive gastando dinheiro público nisso – ao invés de agir rapidamente pela aquisição de vacinas e o início de uma campanha de vacinação em massa.

Entre twitters e aglomerações, o presidente da república endossou a postura de vários inconsequentes que acreditavam se tratar de uma gripezinha, quando o mundo inteiro já padecia disso e tinha certeza de que seria algo nunca visto, principalmente no que se refere à facilidade de transmissão e letalidade.

Os Senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, mesmo que a presidência do Senado não cumpra à ordem legal, alegando possível interferência de um poder sobre outro, merecem ser vistos de forma diferenciada e positiva pela população, assim como o seu partido, o Cidadania, que os apoiou.

Há momentos em que o diálogo e o temor de que ações mais duras possam causar estragos maiores deve ser superado, e esta atitude segue nesse sentido. É o caso de se escolher entre um fim terrível ou um terror sem fim.

Parabéns a todos os senadores que assinaram o documento e, principalmente, aos elaboradores do mesmo, Alessandro Vieira e Jorge Kajuru. Cidadania se faz assim.

Share and Enjoy !

0Shares
0

Author: José Vieira

Jornalista/Articulista, bacharel em Direito(aprovado na OAB), servidor público, professor do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH, pós graduado em Direito da Comunicação Digital, com MBA em Gestão Pública,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *