MACC recebe exposição de arte, performances e conferências a partir deste sábado


Programação apresenta reflexão sobre imagens de álbuns de família e segue até janeiro de 2020. Entrada é gratuita. Exposição apresenta reflexão sobre álbuns de família, em Campinas (SP)
Vera Ferro
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (SP) recebe uma programação com exposições de arte, performances, conferências e mesa de conversa a partir deste sábado (12). A entrada é gratuita e as atrações seguem até janeiro de 2020. Confira os detalhes abaixo.
A mostra “Arquivos órfãos: poéticas de adoção e re-existências de imagens” conta com a curadoria de Fabiana Bruno e reúne uma produção com trabalhos de 18 artistas. A exposição propõe uma reflexão sobre imagens de álbuns de família. Os trabalhos fazem parte do acervo do OACHO Arquivo, que possui imagens de repertórios cotidianos e ordinários em distintos estados de conservação. As obras são representações de diversas técnicas dos artistas Elaine Pessoa, Carol do Valle, Eidi Feldon, Vane Barini, Estefania Gavina, Vera Orsini, Vera Ferro, Maria Helena Sponchiado, Alice Grou, Norma Vieira, Helena Giestas, Marilde Stropp, Ana Almeida, Olivia Niemeyer, Sheila Oliveira, JuVasconcelos, Marcelo Moscheta e Pedro Hurpia.
Além da exposição, interessados podem realizar visitas guiadas com os artistas às 11h dos dias 23 de novembro, 7 de dezembro e 25 de janeiro.
Confira a programação completa de atividades
Conferências
Sábado (19)
11h – “Catadores de imagens: percursos e encontros na cidade?”, com a antropóloga e Prof. Dra. Titular do Departamento de Antropologia IFCH, Suely Kofes/ “Projeto ACHO: histórias de encontros com imagens-órfãs e poéticas da montagem”, com a pesquisadora e curadora da exposição, Fabiana Bruno. Atividades serão realizadas na sala de aula do MACC;
Quarta (23)
11h – “Estratégias para resistir e re-existir”, com o curador e editor Eder Chiodetto;
Sábado (26)
11h – “Das constituições possíveis para a escultura contemporânea: dentre gestos e arquivos de imagens”, com a artista visual e Prof. Dra. do Instituto de Artes da Unicamp, Sylvia Furegatti;
Oficinas
Para participar das oficinas, é necessário realizar uma inscrição prévia através do e-mail contato@achoimagens.org. As oficinas têm entrada gratuita e serão realizadas de outubro a janeiro.
Outubro
Quarta (23)
14h – “Experimentações para uma ficção autobiográfica”, com a artista visual Helena Sponchiado;
Quarta (30)
14h – “Imagens superviventes”, com a artista visual Estafania Gavina;
Novembro
Quarta (6)
13h – “Técnicas fotográficas artesanais”, com a antropóloga, fotógrafa e pesquisadora Iara Rolim;
Quarta (27)
14h – “Do texto às texturas: experimentando possibilidades na construção de narrativas”, com o doutorando e pesquisador Kris Herik de Oliveira;
Dezembro
Quarta (4)
14h – “Fotomontagens”, com o antropólogo e fotógrafo Alex Nakaóka;
Janeiro
Quarta (22)
14h – “Formação de superfície com linhas bordadas”, com a antropóloga e pesquisadora Ana Carolina Campos Almeida;
Quarta (29)
14h – “Oficina de modelagem e esculturas de argila”, com o artista Cesar Fontenele;
Performances
Outubro
Sábado (12)
11h – “MCMLXV – como é a sensação?”, com a artista visual Juliana Vasconcelos;
Janeiro
Sábado (25)
11h – “ec.di.se”, com a artista visual Juliana Vasconcelos;
Mesa de conversa
Dezembro
Sábado (7)
11h – “Fotolivre-se: dos arquivos e álbuns aos fotolivros”, com os artistas visuais e autoras de fotolivros Elaine Pessoa, Bella Tozini, Vane Barini, Alice Grou e Sheila Oliveira.
Serviço
Programação especial no MACC, em Campinas
Quando: a partir deste sábado (12)
Onde: MACC – Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro
Quanto: entrada gratuita
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

%d blogueiros gostam disto: