Moradores reclamam de falta de manutenção em ruas com lajotas em Itapetininga

Moradores reclamam de falta de manutenção em ruas com lajotas em Itapetininga

Moradores reclamam de falta de manutenção em ruas com lajotas em Itapetininga

A falta de manutenção em diversas ruas com lajotas preocupa os moradores de Itapetininga (SP). De acordo com eles, as ruas estão com blocos soltos, buracos e desníveis, o que causam danos aos veículos e acidentes.

Em nota, a prefeitura afirmou que está fazendo um levantamento do número de ruas com lajotas ou paralelepípedos na cidade e que atualmente uma equipe faz os reparos nessas vias.

Ainda segundo a prefeitura, alguns trechos das ruas Coronel César Eugênio Piedade e Esaú Corrêa de Almeida Moraes, trechos de reclamação dos moradores, já foram reparados e que um cronograma foi realizado para reparar demais ruas com a mesma situação.

Estudante Rebeca Vieira de Arruda Lopes teve seu veículo danificado após cair em um buraco em ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Estudante Rebeca Vieira de Arruda Lopes teve seu veículo danificado após cair em um buraco em ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Estudante Rebeca Vieira de Arruda Lopes teve seu veículo danificado após cair em um buraco em ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

A estudante Rebeca Vieira de Arruda Lopes conta que sofreu prejuízo de quase R$ 1 mil após seu carro ficar preso em um buraco entre as ruas João Rolim Palma com a Esaú Correa de Almeida Moraes, na Vila Rosa.

“O trecho é bem complicado. Ao andar dá para sentir o balanço causado pelos desníveis. Mesmo descendo com cautela, não consegui ver e cai em um buraco. Com isto, parte dianteira do meu carro foi danificada. Foi um susto, pois não esperamos ver um buraco tão grande em uma via pública”, conta Rebeca.

Moradores de Itapetininga reclamam da falta de manutenção em diversas ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Moradores de Itapetininga reclamam da falta de manutenção em diversas ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores de Itapetininga reclamam da falta de manutenção em diversas ruas com lajotas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo o engenheiro civil Antônio Galvão Júnior, ruas com blocos de concreto possuem diversas vantagens, porém é preciso verificar em quais situações ela se encaixa.

“Quando nós temos uma rua com inclinação, o mais indicado seria o pavimento em concreto ou bloquete em concreto. Em uma rua com grande fluxo de veículo o mais adequado é o pavimento asfáltico, que vai proporcionar um maior conforto ao usuário”, explica.

O engenheiro ainda conta que para manter a qualidade das ruas com lajotas a manutenção é fundamental e é algo fácil de ser realizado.

“A manutenção é manual. Uma equipe retira o bloquete, coloca um colchão de areia e compacta-o novamente”, conclui Júnior.

Segundo o diretor de Obras, Pedro Zomar Bortoletto Filho, um problema que causa a demora na realização de serviços de manutenção é a falta de mão de obra.

“Existem duas variáveis. A primeira é que o serviço é manhoso, bem lento, praticamente é um serviço artesanal. Outro problema é a falta de mão de obra. Muitos calceteiros, profissionais que realizam esses serviços, estão aposentados e os novos profissionais estão aprendendo o serviço”, explica.

Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região.

Engenheiro civil Antônio Galvão Júnior explica que a manutenção em ruas com lajota é fácil de ser realizada (Foto: Reprodução/TV TEM)Engenheiro civil Antônio Galvão Júnior explica que a manutenção em ruas com lajota é fácil de ser realizada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Engenheiro civil Antônio Galvão Júnior explica que a manutenção em ruas com lajota é fácil de ser realizada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores de Itapetininga reclamam de buracos e desníveis em ruas com lajota em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Moradores de Itapetininga reclamam de buracos e desníveis em ruas com lajota em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Moradores de Itapetininga reclamam de buracos e desníveis em ruas com lajota em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Deixe uma resposta