Os riscos dos tratamentos estéticos caseiros

Foto: Divulgação

Folha Vitória

Folha Vitória Folha Vitória

O limão é utilizado para clareamento, mas pode manchar a pele. 

Atualmente, na internet, é possível encontrar orientações sobre os mais diversos tratamentos estéticos caseiros. Desde simples soluções, até os “milagrosos”. No entanto, apesar de alguns métodos serem eficientes, outros oferecem riscos à saúde. Existem muitas receitas caseiras que são perigosas e que, além de não tratarem, podem piorar o estado da pele. 

As receitas de esfoliantes com açúcar, fubá e aveia, por exemplo, são extremamente comuns. E, realmente, elas promovem uma esfoliação da pele. No entanto, movimentos muito vigorosos, grânulos muito grosseiros e intervalos não adequados entre as esfoliações podem machucar a pele, causar infecções e manchas. Outro ponto a ressaltar é que os esfoliantes corporais não são iguais aos faciais, já que são tipos diferentes de pele.

O uso inadequado do limão

Utilizar limão como clareador é um clássico da cultura popular. Mas a verdade é que, além de não surtir efeito, esse tratamento caseiro apresenta um grande risco. Mesmo que o limão tenha sido aplicado à noite, resíduos podem permanecer na pele. Além disso, o contato com o sol, por menor que seja, pode levar a uma queimadura, conhecida como “fitofotodermatose”, que causa manchas escuras, bolhas e cicatrizes.

Quais tratamentos são confiáveis?

Karina Muriano, especialista em cosmecêuticos, explica que a primeira preocupação que o cliente deve ter é se a clínica, centro de estética e até mesmo salões de beleza têm um profissional capacitado para realizar os procedimentos estéticos. “O uso de cosméticos específicos para cada disfunção também é um fator que deve ser observado, bem como a data de validade. Alguns procedimentos requerem produtos de uso individual e descartável, por isso, é importante ficar atento a esse detalhe”, ressalta. O profissional capacitado deverá explicar, em detalhes, como o procedimento será realizado, qual o cosmético associado, as possíveis reações e, principalmente, as contraindicações de cada procedimento.

Tratamentos milagrosos

Para atrair clientes, algumas clínicas podem fazer promessas nada realistas. Já existem diversos tratamentos estéticos que garantem resultados, mas todos têm base científica. Encontrou uma empresa que oferece aquilo que você sempre quis? Procure saber mais sobre a técnica para não ser enganado.

Desconfie também de promoções ou preços muito reduzidos. Procedimentos estéticos podem ser mais simples que intervenções cirúrgicas, mas também exigem cuidados que garantem a sua integridade física e resultados eficazes. Não deixe de escolher a sua clínica adequadamente!

Profissionais especializados

Além de contar com profissionais qualificados, Karina Muriano destaca a importância de que a clínica ofereça todo o aparato para a realização correta dos procedimentos, diferente dos processos caseiros, que podem piorar o caso. 

Com informações da Bothanica Mineral®

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: