Região de Campinas tem 13 cidades em atenção após fim de semana chuvoso, diz Defesa Civil


Cepagri da Unicamp prevê possibilidade de pancadas de chuva até quarta-feira (9). Rio Quilombo transbordou e causou estragos em Sumaré
Após fim de semana chuvoso, 13 cidades da região de Campinas (SP) mantêm estado de atenção nesta segunda-feira (7), de acordo com a Defesa Civil. O balanço foi atualizado nesta tarde e a classificação vale para municípios que acumularam volume de água superior a 80 milímetros em 72 horas, o que faz o órgão monitorar áreas com risco de deslizamento de terra. Veja índices:
Americana – 122,4 mm;
Campinas – 149,1 mm;
Holambra – 131 mm;
Hortolândia – 97,5 mm;
Louveira – 93 mm;
Monte Mor – 84 mm; Morungaba – 108,5 mm;
Paulínia – 106 mm;
Santo Antônio de Posse – 117,1 mm;
Socorro – 108 mm;
Sumaré – 71,5 mm;
Valinhos – 99,2 mm;
Vinhedo – 119,2 mm;
Transtornos em Sumaré
De acordo com a Defesa Civil, Sumaré permanece na lista porque na região do Nova Veneza, especificamente, foi registrado volume de 88 mm – total superior ao índice de referência.
No sábado, o Rio Quilombo transbordou em alguns pontos e provocou estragos na cidade. Pelo menos 34 famílias tiveram de deixar as casas onde moram e passaram uma noite nas salas de aula em três escolas, e segundo a Prefeitura nenhuma delas deve continuar nos locais esta noite.
O problema, segundo o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, ocorreu porque houve chuva intensa em pouco período e a urbanização crescente. “Esse fenômeno é o que provoca os alagamentos, porque o rio enche rapidamente, não há tempo dele escoar toda água da chuva em razão da impermeabilização do solo, á água vai toda para o rio e vai extravasar e inundar áreas habitadas no entorno”, explica.
Chuva provocou transtornos em Sumaré
Reprodução / EPTV
Para tentar minizar os impactos, a Defesa Civil alerta que a população pode contar um serviço de aviso via celular sobre risco de tempestades. O número é o 40199, mas é preciso fazer cadastro. “Para quem tem interesse, eles mandam através desse número o CEP que eles querem monitorar e, a partir deste momento, ele [usuário] vai começar a receber alertas caso tenha alguma normalidade”, afirma o coordenador estadual de proteção e defesa civil, Walter Nyakas Jr.
Previsão do tempo
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), não há previsão de chuvas generalizadas para esta semana na região. Contudo, são esperados dias com predomínio de sol e pancadas de chuva à tarde. As temperaturas devem variar entre 20º C e 33º C até a quarta-feira (9).
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

%d blogueiros gostam disto: