Toxicologista de Rio Preto explica como veneno de escorpião age no organismo

Especialista explica sobre ação do veneno de escorpião no organismo

Especialista explica sobre ação do veneno de escorpião no organismo

Com a infestação de escorpiões na cidade de Araçatuba (SP) e também com os casos em São José do Rio Preto (SP), muitas pessoas têm dúvidas em relação à picada do animal. Um especialista do Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), explicou como o veneno age no organismo humano e ainda alertou a população sobre os cuidados necessários.

Segundo o toxicologista do HB, Carlos Caldeira, o veneno fica concentrado na cauda do animal e quando uma pessoa é picada, ele vai direto para a corrente sanguínea. Apesar do ferrão do escorpião quase nunca deixar sinais visíveis, a dor é muito intensa e o efeito do veneno é praticamente imediato.

“Ao ser picado, a dor pode ficar localizada na região ou então se estender até a raiz do membro atingido. É uma dor como uma queimação, uma ferroada, que costuma progredir de intensidade no decorrer do tempo”, comenta.

A maioria dos casos evolui bem, sem precisar de aplicação do soro, onde são necessários apenas procedimentos para controlar a dor e acompanhamento médico. Porém, alguns pacientes que possuem uma resistência física menor, como as crianças e os idosos, geralmente evoluem para quadros mais graves e, dependendo da concentração do veneno, além da dor, é possível que o paciente tenha náuseas, alterações respiratórias e nos batimentos cardíacos. Nos casos das crianças, pode até levar a morte.

Mas, o alerta dos especialistas, independentemente da idade, é sempre procurar um médico o mais rápido possível.

“O veneno do escorpião é extremamente agressivo. Um animal tão pequeno pode causar danos grandes e até a morte de pessoas. E aqui no Brasil a situação é ainda pior, já que o predomínio é de escorpião amarelo, a espécie que está relacionada ao maior número de eventos graves e óbitos”, ressalta o toxicologista.

Veja mais notícias no G1 Rio Preto e Araçatuba.

Especialista explica como veneno de escorpião age no organismo humano (Foto: Reprodução/TV Tem)Especialista explica como veneno de escorpião age no organismo humano (Foto: Reprodução/TV Tem)

Especialista explica como veneno de escorpião age no organismo humano (Foto: Reprodução/TV Tem)

Deixe uma resposta