Resultado de imagem para FOTOS TSE

Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal da Democracia

InovaGov

Na próxima segunda-feira (18), às 14h30, a Corte Eleitoral sediará o último encontro do ano da Rede InovaGov, que contará com palestras

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aderiu, na última quarta-feira (6), à Rede Federal de Inovação no Setor Público (Rede InovaGov). O termo de adesão foi assinado pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Gilmar Mendes.

A Rede InovaGov abrange órgãos e entidades dos três poderes da Administração Pública Federal, com a finalidade de promover o fomento e o apoio à execução de projetos e à adoção de práticas inovadoras no âmbito governamental, de modo a conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública e à prestação de serviços à sociedade.

Suas atividades  foram iniciadas no final de 2015. A Rede InovaGOV foi formalizada em outubro de 2016, com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Conselho da Justiça Federal (CJF).

Dessa forma, a expectativa é a de que o TSE possa contribuir tanto para a melhoria do setor público, com a participação em projetos voltados para a inovação governamental, bem como trocar experiência com os outros órgãos participantes.

Veja mais

Posted: December 14, 2017, 8:39 pm
TPS 2017 será em novembro e terá planos de ataque à urna eletrônica

Teste Público de Segurança montou o cenário ideal para os avanços conquistados.

Foram quatro dias de testes envolvendo 16 especialistas renomados de todo o país e 10 planos de ataque executados - formas diferentes de identificar vulnerabilidades no sistema e procedimentos de segurança, tanto na captação como na apuração de votos. Na quarta edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS 2017), mais uma vez o código-fonte da urna eletrônica foi disponibilizado em um ambiente preparado para estimular a descoberta de eventuais fragilidades e, dessa forma, contribuir para a democracia brasileira.

Diante desse cenário, o resultado não poderia ser diferente: o quarto TPS realizado pela Justiça Eleitoral foi o que trouxe mais contribuições. Três grupos registraram pontos relevantes a respeito da segurança da urna eletrônica.

O mestre em engenharia de software, CSSLP, CCSP, CIPP/US e CIPT, Cassio Goldschmidt, queria encontrar erros e vulnerabilidades que possibilitassem a inserção de código dentro no software responsável pela geração das mídias que preparam as urnas eletrônicas (GEDAI-UE), a fim de comprometer a confidencialidade, a integridade ou a disponibilidade dos dados e dos sistemas responsáveis pela votação eletrônica.

Ele não teve sucesso no plano de ataque, mas apresentou as seguintes sugestões a respeito do software da urna: mostrou técnicas para deixar o código-fonte da urna mais robusto e menos suscetível a ataques; e deu dicas para que as fotos dos candidatos que são inseridas na urna estejam ainda mais protegidas e sem riscos de alterações. Para os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, as sugestões são bastante enriquecedoras e serão levadas em consideração.

Veja mais

Posted: December 14, 2017, 4:31 pm
Fachada do Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Sessão de encerramento do ano judiciário na Corte Eleitoral ocorre na terça-feira (19).

As sessões plenárias ordinárias – jurisdicional e administrativa  –, marcadas para esta quinta-feira (14), às 9h, foram canceladas pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, que está no exercício da Presidência da Corte.

O cancelamento ocorreu porque o presidente do Tribunal, ministro Gilmar Mendes, que está em viagem oficial a Washington, DC (EUA), convocou sessão extraordinária do Plenário para a próxima segunda feira (18), às 9h. Na ocasião, serão apreciadas as minutas de instruções que vão reger as Eleições Gerais de 2018.

O ministro Gilmar Mendes também anunciou que a sessão de encerramento do ano judiciário do TSE de 2017 será na terça-feira (19), às 12h. Ambas as sessões serão transmitidas ao vivo no Canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

A abertura do primeiro semestre de 2018 do TSE ocorrerá no dia 1º de fevereiro – uma quinta-feira –, às 9h.

Veja mais

Posted: December 13, 2017, 9:22 pm