COVID-19 NO BRASIL: RESPONSABILIDADE DO GOVERNO FEDERAL

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters (8.dez.2020)

Enquanto São Paulo vacina mais de mil profissionais da Saúde, o governo federal não consegue sequer distribuir as vacinas que recebeu do governo paulista.

Dos números apresentados pelo governo federal – todos os estados receberiam a vacina – dez, mais o Distrito Federal, ainda não receberam.

Enquanto isso, a Advocacia Geral da União reconhece que o governo federal sabia, DEZ DIAS ANTES, do colapso da saúde pública em Manaus, no Estado do Amazonas.

Além disso, conforme informação prestada ao STF pela Advocacia Geral da União, pesa sobre o Ministério da Saúde o envio de 120.000 comprimidos da Hidroxicloroquina a Manaus, como paliativo, mesmo sabendo que não há alternativa científica às vacinas.

Diante disso, a Procuradoria Geral da República determinou a instauração de inquérito para apurar eventual omissão do ministro Pazzuelo na solução da crise em Manaus.

O cerco à atabalhoada ação do governo federal poderá apontar eventual crime de responsabilidade das autoridades federais envolvidas na grave sequência de erros no combate à pandemia no país.

Cientes dessa possibilidade, tanto o ministro da Saúde, como o presidente Bolsonaro, mudaram o discurso: um diz que nunca recomendou o uso da Hidroxicloroquina – mesmo havendo orientações de uso no site do Ministério da Saúde – e o outro diz que a Coronavac, desenvolvida graças ao esforço do governo paulista, pertence ao Brasil, e não a um governador.

Lamentável essa alternância casuística de posicionamento, que só desacredita o que membros do governo federal dizem, principalmente o ministro da Saúde e o presidente Bolsonaro.

Em um momento dramático como este, a credibilidade dos governantes é tudo. Acaba, inclusive, repercutindo em outras áreas do governo, com sérias consequências para a sociedade.

Que a lei seja cirurgicamente analisada e a justiça aplicada em sua plenitude, sem exclusões.

Aqui você já sabe: virou noticia, Brasil Comenta.

Share and Enjoy !

Shares

Author: José Vieira

Jornalista/Articulista, bacharel em Direito(aprovado na OAB), servidor público, professor do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH, pós graduado em Direito da Comunicação Digital, com MBA em Gestão Pública,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *