SEGURANÇA PÚBLICA: 03 DE SETEMBRO – DIA DO GUARDA CIVIL

Apesar do momento conturbado pelo qual o país passa, é preciso lembrar daqueles que cumprem sua missão de proteger, faça chuva ou sol, no pleno interesse da municipalidade: os Guardas Civis.

Nesta data, 03 de setembro, comemora-se o Dia do Guarda Civil, profissional que tem lutado com afinco pelo pleno reconhecimento da importância de sua carreira no moderno contexto da segurança pública.

Muitos são os municípios que optaram por criar e fortalecer suas Guardas Civis, de modo a necessitar muito pouco da força ostensiva estadual, haja vista a maior possibilidade de controle da segurança no âmbito municipal, desenvolvendo políticas públicas que os governos estaduais nem sempre adotam.

Com crescente relevância, as Guardas Civis já fazem parte do cenário da segurança pública no país, de forma consolidada, por mais que alguns desejem certa “reserva de mercado” que as impeça de atuar com plena força.

São o futuro do policiamento ostensivo e também da manutenção da ordem pública em menor escala, isto se considerada apenas a área territorial do município, como palco de atuação, excluindo-se a formação de consórcios.

É fundamental que as Guardas Civis tenham toda a fundamentação legal para atuar dentro das expectativas da sociedade, sem que seus membros sejam submetidos a riscos desnecessários, por conta de uma legislação aquém do satisfatório.

O presente dá sinais e o futuro próximo provará a importância de um policiamento ostensivo civil uniformizado para países com democracias sensíveis.

Parabéns às Guardas Civis! Saúde e Força aos Bravos!

Share and Enjoy !

Shares

Author: José Vieira

Jornalista/Articulista, bacharel em Direito(aprovado na OAB), servidor público, professor do Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH, pós graduado em Direito da Comunicação Digital, com MBA em Gestão Pública,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *