TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Resultado de imagem para FOTOS TSE

Tribunal Superior Eleitoral

O portal do TSE abriga informações sobre eleições, serviços ao eleitor, pesquisa de jurisprudência, publicações e outros assuntos de escopo eleitoral.

Fato ou Boato

Equipamento que participou de testes na Defcon, em Las Vegas, é americano

Um texto difundido nas redes sociais afirma que a urna eletrônica brasileira teria sido invadida em uma convenção hacker realizada em julho de 2017, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. A mensagem diz também que os participantes do encontro teriam violado o sistema do equipamento brasileiro em menos de duas horas. 

Mas será que esse evento realmente existe? Teria sido a urna eletrônica hackeada durante a convenção?

A edição da série Fato ou Boato desta semana traz a resposta.

Fato ou Boato?

Veja mais

Posted: July 20, 2021, 5:30 pm
TRE-GO Registro de Candidatura

Conceitos são importantes tanto para eleitores quanto para os que desejam lançar candidatura

Você sabe qual a diferença entre o direito político ativo e o negativo? O direito político ativo consiste no direito de votar, seja para a escolha de um representante, seja para aprovar, por meio de plebiscito ou referendo, atos dos representantes eleitos. O exercício do direito político ativo pressupõe a capacidade ativa da pessoa. 

Direito político negativo

O direito político negativo é aquele que impede, exclui ou suspende os direitos de participação da pessoa no processo eleitoral, seja como eleitor, seja como candidato. 

Entre os direitos políticos negativos, estão as regras que impedem o alistamento eleitoral e o voto, bem como as que retiram do indivíduo, temporária ou definitivamente, o direito de votar e de ser votado, para certos e determinados cargos, ou para todo e qualquer cargo.

Veja mais

Posted: July 19, 2021, 5:08 pm
Pesquisa pública - 14.07.2021

Pesquisa ficará disponível de 16 a 28 de julho

A partir desta sexta-feira (16), o TSE e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais promovem consulta pública para ajudar a formular as metas da Justiça Eleitoral para 2022.

Os resultados apurados na pesquisa servirão de base para instituir os princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme determina a Resolução nº 221, de 10/05/2016, do CNJ.

Para garantir um resultado satisfatório, é importante a participação não só de profissionais que atuam na Justiça Eleitoral (servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores e magistradas e magistrados) como também dos parceiros institucionais do TSE e de toda a sociedade.

A consulta pública, que estará disponível até o dia 28 de julho, pode ser acessada pelo link ou pelos canais oficiais na intranet, portais do TSE e dos TREs e demais meios de comunicação interna e externa das instituições.

Participe.

MS/CM, DM

Veja mais

Posted: July 16, 2021, 11:33 am

Share and Enjoy !

Shares