Conforme noticiado pela Reuters, em entrevista coletiva concedida a jornalistas, o presidente do banco Itaú, Milton Maluhy Filho, afirmou que o rombo contábil apresentado pelas Americanas S.A. trata-se de uma fraude.
A afirmação surgiu em meio a uma demonstração dos resultados obtidos pelo banco em 2022 e apresentação de projeção referente a este ano.
A situação das Americanas S.A. é grave e especula-se que o mesmo quadro maquiado possa ocorrer em outras empresas do mesmo grupo, o 3G, que também é dono das marcas Burguer King(Brasil), Kraft Heinz e Ambev.
Jorge Paulo Lemann, maior acionista, estaria de malas prontas para o Brasil, para conduzir pessoalmente as negociações para solucionar o problema.
O governo brasileiro deve estar atento a essas maquiagens, para que não tenhamos uma “quebradeira geral” de empresas desse segmento, já que muitas demonstraram no ano passado e no anterior, que não estavam bem das pernas.
É possível entender que o medo de vários empresários em escancarar a crise que o governo Bolsonaro tentou esconder, para não prejudicar o então presidente na disputa eleitoral, possa ter contribuído para esta façanha nefasta.
Todo o cuidado é pouco quando interesses econômicos e políticos estão em jogo.
Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta.
Seja o primeiro a comentar