Ao realizar viagens a países da América Latina, o presidente Lula busca reatar os laços de cordialidade entre as nações, propondo maior integração e fortalecimento desse importante bloco regional.
O Brasil possui condições de liderar um processo de otimização do Mercosul e da Unasul, de modo a fortalecer as economias da região frente a outros blocos mundiais, gerando condições de real protagonismo no cenário mundial.
É crucial o fortalecimento dos países da Unasul e Mercosul, para gerar mais autonomia, riqueza e força política diante de organismos internacionais e outros países, evitando ações predatórias das maiores potências do mundo, por meio de suas empresas multinacionais.
O Brasil deseja desenvolvimento de sua indústria, comércio , tecnologia de ponta e bem estar social. Quer recuperar o tempo perdido gerando empregos, renda, saúde e educação de qualidade para a população, mesmo desejo da maioria dos nossos vizinhos sul-americanos.
Com inteligência, uma fábrica instalada na Argentina, por exemplo, poderia vender seus produtos para todos os integrantes do bloco, sem barreiras ou tarifas alfandegárias, propiciando menor preço à população e maior consumo.
São grandes as possibilidades decorrentes de uma política de integração bem feita, sendo possível, em estágio bem avançado, até mesmo criar uma moeda única no bloco, nos moldes da União Europeia.
O crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, quando gerados de forma consistente e responsável , e compartilhado entre nações, pode trazer grandes benefícios à população.
Aqui você já sabe: virou notícia, Brasil Comenta.
Seja o primeiro a comentar